Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Home
Mapa do Site
Contactos
   
  imprimir
 
voltar 
EXPOSIÇÃO
Átrio da Biblioteca Pública de Braga entre segunda-feira, 04-02-2019 e sexta-feira, 22-03-2019
    
 
João d'Oliveira Penha Fortuna, poeta, cronista e advogado, nasceu em 29 de abril de 1839 na freguesia de São João de Souto, no concelho de Braga e faleceu, na mesma cidade, em 3 de fevereiro de 1919. A sua ação foi particularmente importante no meio cultural português como editor da revista "A Folha" (1868-1878) e como diretor da revista "República das Letras" (1875). Para além de vários livros de poesia e de prosa que publicou é de salientar o facto de ter convivido com os grandes nomes da Geração de 70 como Eça de Queirós, Antero de Quental, Guerra Junqueira, entre outros, tendo tomado parte ativa das várias polémicas dessa geração.
Assim, e por ocasião do 100.º aniversário da sua morte, a Biblioteca Pública e o Arquivo Distrital de Braga, que detém o arquivo pessoal do poeta, promovem uma exposição bibliográfica e documental, tomando por base os espólios existentes em cada uma destas unidades culturais da UMinho. Esta mostra, sobre um dos nomes maiores da cultura e da literatura portuguesa oitocentista e da viragem do século, contribui para o seu conhecimento e valoração.
A exposição da Biblioteca Pública de Braga destaca as obras de João Penha, incluindo algumas publicações de caracter jurídico, prefácios em obras de outros autores, ensaios e publicações periódicas sobre a sua obra, artigos em publicações periódicas, correspondência com intelectuais da sua época, e um pequeno núcleo sobre o poeta e o movimento académico da "Geração de 70 ou Geração de Coimbra?. É ainda dado especial relevo aos periódicos por si dirigidos e um número especial d' "A Chronica", dedicado ao "Insigne Poeta João Penha", publicado em abril de 1902, em que participaram 50 colaboradores, entre amigos e simples conhecidos, de entre os quais se contam alguns lusófilos estrangeiros.
No Arquivo Distrital de Braga a exposição contempla manuscritos literários, correspondência relativa à sua atividade profissional, literária e colaboração com a imprensa.
 
voltar 
 
  © 2019 Universidade do Minho  - Termos Legais Símbolo de Acessibilidade na Web D.