Universidade do Minho  

           
 
  Autenticação/Login
 
Home
Mapa do Site
Contactos
   
  imprimir
 
voltar 
Jornais escolares
Biblioteca Pública de Braga entre sexta-feira, 04-03-2005 e quinta-feira, 24-03-2005
Exposição
    
 

A exemplo dos anos transactos, a Biblioteca Pública de Braga apresenta no Átrio do Salão Medieval uma exposição dos jornais que participaram na 14ª edição do Concurso Nacional de Jornais Escolares promovido anualmente pelo jornal Público, através do Projecto PÚBLICO na Escola.       

Esta edição distinguiu cerca de três dezenas de publicações produzidas no ano lectivo de 2003/04 em estabelecimentos de todos os graus de ensino básico e secundário de todo o país.
 
O concurso contemplou cinco escalões: o 1º escalão dirigido aos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do ensino básico; o 2º escalão para as escolas dos 2º e 3º ciclos do ensino básico; o 3º escalão destinado às escolas secundárias ou profissionais; o 4ºescalão para agrupamentos verticais de escolas; e o 5º escalão para os jornais em suporte electrónico. Foi ainda atribuído um prémio para o melhor grafismo e um prémio para o melhor dos jornais escolares premiados na edição de 2002/03.
 
Relativamente ao distrito de Braga, no 3º escalão foram distinguidos o Toque de Saída, da Escola Secundária de Amares, com o 1º prémio, e o Preto no Branco, da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, com o 3º prémio, ex aequo com duas outras publicações, enquanto no 4º escalão foi distinguido com uma menção honrosa O Mourinho, do Agrupamento de Escolas de Moure, Vila Verde, também ex aequo com duas outras publicações.
 
A distinção atribuída ao melhor dos jornais escolares premiados na edição do ano anterior coube ao jornal Encontro, da Escola Secundária Francisco de Holanda, Guimarães, com o 1º prémio ex aequo.
 
Aproveitamos para salientar a importância do Projecto PÚBLICO na Escola que tem apostado em estimular um jornalismo escolar crítico e imaginativo e em incentivar o uso pedagógico do jornal nas escolas.
 
A exposição, que apresenta alguns dos jornais concorrentes e, em lugar de destaque, os jornais premiados, estará patente no átrio do Salão Medieval (Largo do Paço) de 4 a 24 de Março de 2005, podendo ser visitada nos dias úteis, das 9.00 às 12.30 horas e das 14.00 às 17.30 horas.
 
voltar 
 
  © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais Símbolo de Acessibilidade na Web D.